top of page

Dicas de Fotoproteção

Aqui compartilho com você as principais informações sobre a proteção solar, os danos na pele, prevenção, como escolher o melhor produto para o seu fototipo e muito mais.

15_edited_edited.png
13_edited.jpg

Desmistificando a Fotoproteção

O protetor solar deve ser usado somente no verão, quando vou à praia?
Esta é uma dúvida de muitos. O pior de tudo, este é um comportamento que a maior parte das pessoas têm, de só usar algum tipo de proteção nos dias mais quentes do verão e quando seus corpos estão mais expostos ao sol e calor.
Fotoproteção é uma necessidade diária da nossa pele. Mesmo em dias nublados ou durante nossas atividades do dia a dia, os raios solares continuam existindo e atingindo (e danificando) a estrutura da pele. Assim, usar protetor solar não é apenas uma rotina dos dias de verão e praia, mas sim uma medida necessária para todo o ano, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol.

O que são os raios UV?

A radiação ultravioleta (UV) é uma parte da radiação solar que não é visível ao olho humano, ela está numa frequência acima do violeta (que é visível) e daí seu nome. Por ser mais energética, ela causa mais danos à saúde quando somos expostos e sem proteção. Do total do Sol que atinge a Terra, cerca de 10% é ultravioleta, mas por ser tão poderosa, é a principal causa de danos à pele. existem 3 tipos dessa radiação: UVA, UVB e UVC.
 

Os raios UVA representam cerca de 9,5% da radiação total (20 vezes mais que o UVB). Estão presentes durante todo o dia e o ano todo. Os raios UVA penetram mais profundamente na pele e são aqueles responsáveis pelo envelhecimento e pelas manchas, além de alergias e outras doenças mais específicas. Antigamente achava-se que os raios UVA eram bonzinhos, por bronzear a pele sem queimar. Mas não se engane!! Os raios UVA hoje são motivo de preocupação e devemos nos proteger dele!

 Os raios UVB representam cerca de 0,5% do total da radiação solar que nos atinge, estando presente somente entre 10 e 14 horas (a depender da região do Brasil, pode se iniciar mais cedo ou terminar mais tarde). Muito energético, os raios UVB são os principais responsáveis pelo câncer de pele e pelas queimaduras solares. Cuidado com ele!!!!!!

Os raios UVC não chegam até nós pois são bloqueados pela camada de ozônio, ou seja, não prejudicam a nossa saúde.

Fototipos de Pele

Nossa pele reage de forma diferente ao Sol! Enquanto pessoas de pele mais clara se queimam com mais facilidade, pessoas de pele mais escura queimam pouco e ficam mais bronzeadas. 
Para classificar a pele de acordo com a capacidade de produzir queimadura ou bronzeado após o Sol, o dermatologista Norte Americano Fitzpatrick criou uma classificação de Fototipos em 6 níveis.

peles boticario free.jpeg

Classificação da Pele segundo a resposta à radiação solar

Classificação de Fitzpatrick: Fototipo Cutâneo / Reação Cutânea ao Sol 

7_edited_edited.jpg

UVA

Do nascer ao pôr do sol
Incidência mesmo em dias de chuva
Passa pelo vidro do carro e da janela
Atinge as camadas mais profundas da pele
Pode causar envelhecimento da pele, manchas e câncer de pele

Presente entre 10h e 14h
Causador de queimaduras solares
Principal causa do câncer de pele

UVB

Desmistificando a Fotoprteção
Raios UV
Fototipos de Pele
03-escala-Fitzpatrick.jpg

I Sempre queima, nunca bronzeia

​

II Queima facilmente, bronzeia minimamente

​

III Queima moderadamente, bronzeia moderadamente

​

IV Queima minimamente, bronzeia facilmente

​

V Nunca queima, sempre bronzeia, pele moderadamente pigmentada

​

VI Nunca queima, sempre bronzeia, pele intensamente pigmentada

Qual a quantidade de FPS ideal?

Quanto aplicar

A proteção solar deve ser feita pela combinação de diferentes formas de proteção, que inclui o uso dos protetores solares, mas também o uso de roupas, chapéus, óculos de Sol e guarda-sol, além das escolhas para os melhores horários de exposição. O protetor solar deve ser sempre aplicado pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, e repetido após 2 horas ou após longos períodos de imersão na água.

​

A quantidade de protetor solar é muito importante para garantir uma proteção correta!

​

Aplique a quantidade conforme o desenho ao abaixo.

silhueta.png

Rosto/Cabeça/Pescoço: 1 colher de chá

colher_edited.png

@schalkadermatologia

Frente e atrás do tronco:

2 colheres de chá

Braço/Antebraço direitos: 1 colher de chá

Braço/Antebraço esquerdos: 1 colher de chá

colher_edited.png
colher_edited.png
colher_edited.png
colher_edited.png

Coxa/perna direitas:

2 colheres de chá

colher_edited.png
colher_edited.png

Coxa/perna esquerda:

2 colheres de chá

colher_edited.png
colher_edited.png

A regra da colher de chá

A recomendação do Consenso Brasileiro de fotoproteção é de que devemos usar um protetor solar com Fator de Proteção Solar maior que 30. Isso vale para qualquer indivíduo que se exponha ao sol, acima de 6 meses de idade, e de qualquer fototipo. Mesmo as peles mais escuras precisam de proteção solar.
Para crianças abaixo de 6 meses a recomendação é procurar pela avaliação do dermatologista.

silver spoon on white surface_edited.png
bottom of page